top of page
Eclipses
Eclipses da Lua
Apesar de a órbita da Lua em torno da Terra estar inclinada em relação à órbita da Terra, em torno do Sol, existem dois pontos, em cada volta que a Lua dá à Terra, em que os três (Sol,Lua e Terra) ficam no mesmo plano e pode ocorrer um eclipse.
A esses pontos dá-se o nome de nodos e o eclipse só acontece se se der a coincidência de a Lua se encontrar num nodo na altura em que se dá a lua cheia ou na altura em ocorre a lua nova.
Numa situação dita normal, como a órbita da Lua está inclinada em relação à Terra, a Lua está acima ou abaixo da Terra e a luz que provém do Sol atinge-a, iluminando-a e fazendo com que ela seja visível a partir da superfície terrestre.
Mas quando a Lua se encontra num nodo, está completamente alinhada com a Terra e o Sol e, é por isso, que a luz solar que a deveria atingir é bloqueada pela presença da Terra. Dá-se a esse nomo de eclipse lunar ou eclipse da Lua.
Se a órbita da Lua em torno da Terra não estivesse inclinada em relação à órbita da Terra, haveria um eclipse da Lua em todas as fases de lua cheia. Durante um eclipse da Lua, uma pessoa que estivesse na superfície lunar teria um eclipse do Sol, com a nossa estrela a ser obstruída pela Terra.
Nota:
Outro dado curioso acerca dos eclipses lunares é que a distância entre a Terra e a Lua, e o próprio tamanho do nosso satélite, pode ser determinada de uma forma muito percisa e engenhosa, durante um desses fenómenos.
Visto da superfície da Terra,um eclipse da Lua pode ser:
-
total, se toda a Lua entrar na zona de sombra projetada da Terra;
-
parcial, se apenas uma parte da Lua ficar nessa zona de sombra.
A Lua é cerca de 400vezes mais pequena que o Sol, mas, por uma feliz coincidência, encontra-se 400 vezes mais perto. Por esse motivo, quando a vemos, a partir da superfície da Terra, parece ter exatamente o mesmo tamanho que a nossa estrela. Como tal, a Lua passar à frente do Sol, pode destruí-lo completamente.
Eclipses do Sol
Um eclipse do Sol ocorre se a fase de lua nova coincidir com a passagem da Lua por um dos nodos.Nesse caso,dar-se-à o alinhamento da Terra com a Lua e o Sol,ficando a Lua no meio a obstruir a luz do Sol,que assim,é impedida de atingir a Terra.
Um eclipse do Sol pode ser:
-
parcial,se visto da Terra a Lua obstruir apenas uma parte do Sol;
-
total,se todo o Sol for eclipsado;
-
anular,se o eclipse se der quando a Lua está à máxima distância da Terra.Se isso acontecer,a Lua vai parecer mais pequena e não tapa completamente o Sol,ficando um anel de luz visível.
Não esquecer:
-
Os eclipses da Lua ocorrem na fase de lua cheia;
-
Os eclipses do Sol ocorrem na fase de lua nova.
bottom of page