top of page

No nosso dia a dia estamos rodeados de materiais muito diferentes. Alguns são constituídos por diferentes componentes, enquanto que outros são formados apenas por um único constituinte.
O número de componentes presentes num material pode ser usado como critério para a sua classificação.

Assim, um material é classificado como substância se for apenas constituído por um único componente. Se o material em questão for formado por dois ou mais componentes, é designado como mistura de substâncias.

A maior parte dos materiais que nos rodeiam são misturas de substâncias, como, por exemplo, o ar, a água do mar e o solo. Contudo, nem sempre se conseguem distinguir os diferentes constituintes de uma mistura. No caso de alguns materiais usados no quotidiano, a sua composição pode ser conhecida graças ao rótulos, que enumeram os vários constituintes presentes.

Habitualmente usamos a palavra "puro" quando queremos dizer que um determinado material está isento de contaminantes ou aditivos. 
Por exemplo, quando compramos "mel puro" ao produtor,  sabemos que não lhe foi adicionado qualquer tipo de aditivo, nem feito nenhum tratamento. 
No entanto, a palavra "puro" em química, apresenta um significado distinto: significa que um determinado material é uma substância, ou seja, é constituído por um único componente. 
O mel "puro" é, na realidade, uma mistura de substâncias: contém água, glicose, frutose, proteínas, entre outros componentes.

Assim o significado da palavra "puro" no dia a dia é diferente do significado químico desta palavra.

Os coloides (também designados por dispersões coloidais ou misturas coloidais) são misturas que apresentam um aspeto homogéneo quando observadas a olho nu (macroscopicamente) mas que, quando observadas ao microscópio, revelam a existência de mais do que um componente.

Exemplos: maionese, gelado, sangue, leite, nevoeiro.

Nem todos os líquidos se misturam uns com os outros.
Quando dois líquidos se misturam e formam uma mistura homogénea dizem-se miscíveis.
Quando dois líquidos não se misturam, dizem-se imiscíveis. A junção de líquidos imiscíveis forma sempre uma mistura heterogénea.

Assim, a água e o sumo de laranja concentrado são líquidos miscíveis.Enquanto que a água e o azeite são líquidos imiscíveis, pois não se misturam. 

Síntese:

Classificação dos materiais quanto à sua composição
Os materiais são constituídos por uma ou mais substâncias, podendo ser classificados em substâncias puras emisturas de substâncias.

 As substâncias puras são materiais constituídos por apenas um componente (substância). 
Exemplos: oxigénio, ouro, mercúrio.

 As misturas de substâncias são materiais constituídos por dois ou mais componentes. 
Exemplos: água do mar, aço, ar.


Pureza dos materiais
No dia a dia, o significado de pureza refere-se à ausência de contaminantes ou aditivos. Contudo, em química,pureza significa que um determinado material é constituído por uma única substância.


Classificação dos materiais quanto ao seu aspeto
As misturas podem classificar-se, consoante o seu aspeto (observado a olho nu e ao microscópio), em misturashomogéneas, heterogéneas e coloidais.

 Uma mistura homogénea apresenta um aspeto uniforme em toda a sua extensão quando observada quer a olho nu, quer ao microscópio. 

© 2023 O Jornalista. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page