top of page

Força gravitacional 

Nota histórica:

Conta-se que, um belo dia, estava a descansar por debaixo de uma macieira, numa altura em que a Lua estava, em quarto crescente, estava no céu.A dada altura, a maçã soltou-se  e acabou pr lhe cair na cabeça.

Newton deve ter ficado aborrecido e com dores, mas o que viria a mudar a sua vida foi a questão que colocou a si próprio: "Por que motivo caiu a maçã e Lua não cai?"

 

Newton passaria algum tempo a refletir sobre o problema e quando, finalmente, chegou a uma resposta, tinha descoberto mais acerca do Universo do que tudo o que sabia até essa altura. Concluiu que existiauma força universal a que deu o nome de força gravítica.

A força gravitacional é uma força atrativa, que exerce à distância, e existe entre todos os corpos do Universo.

 

Todos os corpos do Unverso exercem a força da gravidade e não há nenhum corpo do Universo, seja um sólido, líquido ou um gás, que não esteja sujeito

a esssa mesma força atrativa da gravidade exercida por outros corpos do Universo. Newton conclui, ainda, que a força da gravidade que um corpo exerce depende de duas coisas:

  • De quantos quilogramas que esse corpo possui 

Da distância a que estamos dele.

 

A força da gravidade que um corpo exerce noutro corpo é tanto maior quanto for maior for a massa dos corpos (quantos mais quilogramas eles tiverem) e quanto menor for a distância entre eles.  

  

 

 

 

 

© 2023 O Jornalista. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page